Brinquedos pedagógicos
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
Brincar se tornou algo tão sério quanto estudar. Antigamente era considerado apenas lazer das crianças, e muitos poderiam até considerar como tempo ocioso. Mas esta visão foi mudando de figura e percebeu-se a importância deste momento no desenvolvimento infantil. Brincando a criança interage com os colegas, melhoram sua capacidade emocional, incentiva seu poder de decisão, entre outros benefícios.
A importância dos jogos no aprendizado
Com os avanços das pesquisas da neurociência, métodos que utilizam jogos ganham relevância para desenvolver habilidades cognitivas essenciais no processo de aprendizagem.
Os jogos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno. Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.
Na área da educação, inicialmente, os jogos eram considerados uma atividade essencialmente inútil, não séria. Mas com o avanço das pesquisas, sobretudo na área da neurociência, o jogo já é reconhecido como forma de observar a criança em toda sua autenticidade. A tendência, portanto é que ele seja cada vez mais inserido nos métodos de ensino, desde o fundamental até a graduação. Os jogos educativos tornam a aprendizagem significativa e dinâmica. Neste aspecto, entra a importância do mediador, do educador preparado para contemplar o estágio de desenvolvimento, do interesse e do prazer do aluno em realizar determinadas atividades e encarar desafios. Os jogos
geram conflitos, provocando o raciocínio para a busca de soluções.
O brincar leva ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder , do compartilhar e do respeito às regras.
Leila Coronado
Direcional Escolas MAIO-‐2014
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