As Inteligências Múltiplas
Até pouco tempo atrás, acreditava-se que as pessoas “inteligentes”, eram as que tinham mais facilidade em desenvolver o raciocínio lógico matemático e a linguística. Hoje, após os estudos do professor americano Howard Gardner, levantou-se a teoria das inteligências múltiplas, que considera a existência de oito inteligências:
Linguística, Lógico-matemática, Interpessoal, Intrapessoal, Espacial, Musical, Corporal-cinestésica, Naturalista e Pictórica. Para Daniel Goleman, psicólogo e escritor do livro Inteligência Emocional considera que a inteligência emocional é a ação conjunta das inteligências interpessoais e intrapessoal. Através destas teorias e estudos, propõe-se uma nova educação através do desenvolvimento dos aspectos essenciais da inteligência emocional:
– Autoconhecimento: a importância do conhecimento de sentimentos próprios e utilização dos mesmos para a resolução de problemas que resultem em satisfação pessoal;
– Administração da vida emocional: ser capaz de administrar a vida emocional, controlando impulsos, direcionando a raiva à condição correta;
– Automotivação: capacidade de preservar o positivismo, mesmo em situações adversas e desafios;
– Empatia: habilidade de se colocar no lugar do outro, entendendo-o e percebendo seus sentimentos e intenções;
– Competência pessoal: Lidar com sentimentos em relacionamentos com habilidade e harmonia, coordenando estados de espírito e marcando o início da sintonia interpessoal.
Portanto para que um indivíduo possa se desenvolver de forma plena e equilibrada terá que durante seu processo de aprendizagem ser preparado para adquirir e administrar conhecimentos e emoções.
Adaptação do texto “As Inteligências Múltiplas” de Christian Coelho
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