Vamos cuidar da água?
Foi pensando nesse tema que a escola Nana Nenem realizou durante todo o mês de março diversas atividades para falar sobre a importância da água, do seu uso consciente, da preservação das nascentes, dos rios, mares e muito mais.
As ações tiveram início nas aulas presenciais e seguiram também no modelo remoto. Agora, em casa, é possível também reforçar essas informações. Como? De modo descontraído, mostrando o quanto a água é essencial para as nossas vidas e como devemos zelar por esse bem.
Olha que interessante essas dicas, publicadas na Revista Crescer, e que compartilhamos aqui para você colocar em prática com as crianças, já que elas têm tudo a ver com esse nosso projeto de conscientização:
Incentive as crianças a pensar de onde vem a água
Abrir a torneira é uma atitude comum, principalmente em tempos de quarentena, em que lavar a mão muito mais vezes por dia tornou-se um hábito constante. Mas, será que os pequenos sabem de onde vem a água? O primeiro passo para motivar a criança a economizar é mostrar o caminho que a água percorre até chegar à casa de cada pessoa. A água é retirada de rios, lagos, riachos, represas, lençóis freáticos ou mananciais para depois passar pelas estações de tratamentos.
Na hora da escovação, torneira fechada
Fechar a torneira enquanto estamos escovando os dentes é uma recomendação muito importante e vale a pena reforçar para a criança até que ela perceba por si só essa necessidade.
Sem desperdício na hora do banho!
A maioria dos pais já deve ter se deparado com a demora do filho no chuveiro. Falar sobre o desperdício de água nesse momento também ajuda a criança a entender o valor desse bem.
Água da chuva
A água da chuva é muito importante, principalmente porque ela se infiltra no solo e assim abastece as nossas reservas subterrâneas. No entanto, parte dessa água acaba não se infiltrando e gera um problema maior, que são as enchentes. Uma boa alternativa é usar esse tipo de água para o reuso.
É possível ensinar as crianças que essa água pode ser usada para regar as plantas ou mesmo na limpeza. Porém, tome cuidado! A água que utilizamos no banho, por exemplo, não pode ser usada para regar sua horta, devido ao sabão, que pode fazer mal para as plantas, mas é possível jogá-la na privada, por exemplo.
(Com informações da Revista Crescer/ Imagem: alunos Nana Nenem fazem gotinhas de água)
Deixe um comentário