
Uso excessivo de telas traz impacto negativo no desenvolvimento emocional das crianças, aponta pesquisa

A revista científica Infancy publicou recentemente uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford sobre o comportamento das crianças frente às telas, mais precisamente como o uso excessivo de TV, smartphones e celulares podem impactar negativamente no emocional dos pequenos.
O estudo contou com a participação de 575 pais de crianças do Reino Unido com menos de três anos de idade em pesquisa realizada no ano de 2020 entre os meses de março e maio.
Ao total, foram feitas 28 perguntas. Dentre as questões, os pesquisadores queriam saber quanto tempo as crianças passaram a fazer uso das tecnologias durante esse período de isolamento social por conta da pandemia.
Ao menos um terço dos pais relataram que seus filhos passaram a usar desses recursos tecnológicos por três horas ou mais.
“Nesse período, os pais estavam sob uma pressão considerável ao lidar com as demandas de cuidar de crianças pequenas com trabalho e/ou educação em casa, em meio a preocupações econômicas e de saúde ligadas à pandemia. Enquanto isso, o acesso a muitas das instalações normalmente disponíveis para os pais como fonte de experiências enriquecedoras – como playgrounds, bibliotecas e grupos de recreação – era restrito”, analisaram os pesquisadores, segundo consta em matéria publicada no portal da Revista Crescer.
Após análise dos resultados, os pesquisadores concluíram que os efeitos desse uso excessivo podem incluir atrasos cognitivos e dificuldades específicas para administrar emoções.
Outro dado interessante nessa pesquisa foi a percepção dos cientistas de que os que permaneciam mais tempo nos tablets, TVs e celulares tinham habilidades de pensamentos mais fracas, incluindo a distração ao lidar com tarefas complicadas.
As evidências sugerem, ainda, que crianças com essas habilidades prejudicadas podem ter mais dificuldades na escola quando forem mais velhas.
De acordo com a publicação, os pesquisadores recomendam que os pais se envolvam ao máximo em ‘atividades enriquecedoras’ com a criança, como ler e brincar.
Diante dessa realidade, vale destacar também a importância e o papel fundamental da escola em entender essas perdas prejudiciais, de modo a auxiliar em melhorias e atuar diretamente no desenvolvimento cognitivo da criança, estimulando e resgatando sua criatividade e autonomia.
Assim acontece na escola Nana Nenem. Além de oferecer uma educação de qualidade, a instituição preocupa-se com o bem-estar das crianças em todos os sentidos. Para isso, a escola Nana Nenem oferece ampla área ao ar livre, ambientes planejados, lúdicos e recursos pedagógicos que proporcionam múltiplas oportunidades de aprendizagem aos alunos. Com isso, torna-se muito mais clara a compreensão dos pequenos.
(Com informações da Revista Crescer – Imagem: Freepik)
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