Como fazer da volta às aulas do seu filho um momento agradável?
A volta às aulas é sempre um momento de muita ansiedade para os pequenos. Alguns a encaram como algo bastante tranquilo, outros necessitam de um pouco mais de atenção.
A boa notícia é que grande parte das crianças, tanto do Berçário como da Educação Infantil, já está acostumada com o ambiente escolar e aguarda essa retomada com grande expectativa, sabendo que será o momento de reencontros, de rever as professoras, brincar etc.
Aos novos alunos e aos que ainda não se adaptaram totalmente, o momento requer cuidado especial tanto da parte das famílias como de toda a equipe da escola, que deve estar pronta e preparada para receber os pequenos com muito carinho e alegria, passando a confiança merecida e necessária para conquistar esse grupinho mais receoso.
Então, vamos lá para algumas dicas de como deixar a volta às aulas muito mais agradável:
. Prepare a mochila, a lancheira (em caso de levar esse item) e o uniforme da criança e mostre a ela que está tudo pronto para o início das aulas. Se for o caso, peça a ela que ajude nessa organização, desse modo, ela vai se familiarizando cada vez mais com o universo escolar.
. Retome aos poucos a rotina de horários, assim, quando voltarem as aulas, a criança já estará acostumada novamente com as suas obrigações no que se refere à hora de dormir, acordar, brincar e fazer suas atividades.
. Ao levar a criança para a escola, procure conversar com ela durante o percurso sobre assuntos agradáveis. Ouvir uma música que ela goste também ajudará nesse momento, ou seja, nada de noticiário, deixe-a bem à vontade e feliz.
. Evite chegar atrasada/ atrasado na escola. O atraso pode gerar um estresse no trânsito ou até mesmo em casa antes de sair e esse sentimento acaba sendo absorvido pela criança.
. Outra dica é conversar sobre os amigos que o filho ou filha vai rever na escola, as professoras, as brincadeiras e as atividades que ela mais gosta. No caso da Nana Nenem, que possui uma excelente estrutura para a convivência, vale relembrar dessa ampla área lúdica oferecida, como por exemplo a brinquedoteca, o brinquedão, os espaços cenográficos, o teatro, a horta e outros ambientes internos e externos.
. Se ainda assim a criança demonstrar insegurança, receio ou algo similar, importante conversar com a equipe pedagógica da escola para alinhar uma boa comunicação com o pequeno. O bom acolhimento dos profissionais é fundamental em todos os casos e em situações assim, vale redobrar a atenção.
. Ao buscar o pequeno, em caso de o responsável ser o condutor, pergunte ainda no carro como foi o dia, o que a criança fez e demonstre interesse e entusiasmo pelas atividades. Se esse encontro acontecer apenas em casa, faça o mesmo, questione sobre tudo.
. Se a criança demonstrar desinteresse, procure saber o motivo desse desânimo e fale com a escola. Lembre-se que uma boa conversa é sempre bem-vinda, principalmente quando o assunto é o bem-estar do seu pequeno.
No mais, pode contar com a equipe Nana Nenem, que está de braços abertos para receber seus alunos com muito amor e dedicação.
(Imagem: Freepik)
Deixe um comentário