A importância de estimular a socialização na infância
Uma das fases mais importantes da vida de uma pessoa é a infância quando o assunto é a socialização, pois é nesse período em que os pequenos têm maior contato com as pessoas, principalmente no momento em que iniciam o período escolar.
Se relacionar com outras crianças, saber dividir, brincar, aprender em conjunto faz parte do processo de socialização no ambiente escolar. É aí que a criança se desenvolve.
Vale destacar que esses estímulos recebidos nessa fase de aprendizado podem intervir em todas as demais fases da vida.
Importante lembrar que embora estejamos falando de ambiente escolar, tudo se inicia em casa, quando os bebês e as crianças já têm um contato familiar com as pessoas de sua convivência.
Essa socialização se fortalece na escola, com a ampliação desse convívio social.
Sabe-se que algumas crianças têm mais facilidade e outras menos durante esse processo de socialização, e isso é natural, o importante é a compreensão dos pequenos da necessidade de se trabalhar em grupo, conhecer os coleguinhas, se divertir e aprender.
Cabe aos pais e professores entender o nível de socialização de cada criança e saber respeitar seu tempo de interação, estimulando filho/aluno cada vez mais e de modo natural a se socializar.
E nesse caso, uma boa infraestrutura escolar pode fazer toda a diferença, como por exemplo o que ocorre na escola Nana Neném, que proporciona ambientes apropriados para a socialização dos seus alunos, desde as turmas do Berçário até o Infantil.
A exemplo disso, a Nana Nenem possui uma ampla área ao ar livre, com ambientes planejados para oferecer múltiplas oportunidades de aprendizagem e convivência aos alunos, com recursos pedagógicos lúdicos e atrativos, promovendo avanços constantes nas áreas socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
(Imagem Freepik)
Deixe um comentário