A importância da contação de histórias para os bebês
Os primeiros anos de vida são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. É nessa fase da vida que o cérebro está mais ativo e aí entra a importância de iniciar desde cedo o bebê no universo da leitura, por meio da contação de histórias.
E os benefícios são inúmeros. Além de entreter o bebê ao ler um livro, é possível associar o conteúdo com as imagens, estimulando cada vez mais o interesse do pequeno em acompanhar todo esse processo prazeroso que um livro oferece.
Mas para que esse momento se torne algo mais agradável, a escola Nana Nenem separou algumas dicas do site Leiturinha que podem ajudar e aproximar cada vez mais essa relação do bebê com quem narra a história:
– Deite-se com seu bebê e coloque o livro sobre vocês;
– Sente-se e coloque o bebê em seu colo com o livro à frente;
– Com seu pequeno sentado, deixe que ele mesmo segure o livro infantil (quando já conseguir fazer isso) e ensine-o a virar as páginas;
– Tente sempre manter uma proximidade com o olhar de seu bebê – vale lembrar que a visão deles, nos primeiros meses, ainda está em desenvolvimento, e o que apresenta longe de seu campo de visão não é visto com nitidez.
– Faça diferentes entonações de voz de acordo com cada situação ou personagem.
– Faça mímicas, gesticule… use o corpo todo para contar uma história! Contar histórias pode ser uma brincadeira muito divertida!
– Quando forem ler, deixe que observe as imagens, aponte as ilustrações com o dedo, aponte os personagens e objetos, falando seus nomes, reproduzindo seus sons;
– Repetição é muito importante! Os pequenos nesta faixa etária precisam da repetição para absorver os conteúdos apresentados. A cada leitura, um novo elemento é compreendido e, por isso, a repetição é tão prazerosa.
– Os bebês compreendem melhor os sons quando falamos devagar, portanto, ao ler, pronuncie as palavras lentamente.
– Estabeleça uma rotina de leitura. Ler sempre nos mesmos momentos do dia (antes de dormir, por exemplo) pode contribuir para compreensão da rotina, melhora os vínculos entre vocês, além de criar e estabelecer o hábito e o prazer pela leitura!
Outra dica importante é em relação aos livros indicados para cada fase. Veja o que recomenda o site Leiturinha:
Para crianças de até um ano de idade, os livros mais indicados são os com contrastes em preto e branco, pois prendem a atenção dos pequenos, já que sua visão ainda está em processo de desenvolvimento – isso até por volta dos oito meses de vida.
Os livros-brinquedo, de pano, de banho, com abas, livro com recursos sonoros, táteis e visuais mediados por um adulto são uma boa pedida, pois podem ser adotados como objetos de transição. Eles podem estar presentes em momentos de brincadeiras já que são resistentes à fase oral e duráveis ao manuseio.
Porém, não devemos nos prender somente a estes tipos de livro infantil, apresentando também livros em brochura e quaisquer outros que tivermos ao alcance que, apesar de não serem de materiais resistentes, também são leituras muito importantes. Quanto mais variados os gêneros e tipos de livros, mais rica a experiência literária dos bebês.
(As informações são do site Leiturinha/ Imagem: Freepik)
Deixe um comentário