Do brinquedo solitário ao brinquedo de cooperação
A criança começa a interagir socialmente desde o seu nascimento. Podemos verificar suas primeiras manifestações sociais através das brincadeiras.
Inicialmente, quando pequena, brinca sozinha. Com seu crescimento, passa a brincar com outras crianças, a participar de grupos, a desenvolver a capacidade de liderança, adquirir confiança e tornar-se independente e autônoma.
As brincadeiras e jogos, além de divertir, têm grande valor educativo e preparam a criança para a vida em sociedade.
Estudos que observam crianças entre 6 meses e 5 anos de idade exemplificam a crescente socialização do brinquedo entre elas:
– Entre 6 e 8 meses, os bebês prestam pouca atenção aos outros e aos brinquedos.
– Entre 9 e 13 meses, não dão importância ao outro e se concentram no objeto de brincar.
Se houver apenas um brinquedo, disputas pela posse do mesmo podem ocorrer.
– A partir dos 14 meses, a criança apresenta uma maior consciência da presença do outro e aos 22 meses a sensibilidade social começa a aparecer rapidamente.
– Entre 2 e 5 anos, pode-se observar quatro tipos principais de brinquedo:
1- Brinquedo solitário – brincar sozinho, com brinquedos diferentes dos usados por outras crianças que estão perto (a uma distância em que podem conversar);
2- Brinquedo paralelo – atividade independente, que coloca a criança entre outras, e com a utilização de brinquedos semelhantes aos usados por estas; a criança brinca ao lado de outras, e não com elas;
3- Brinquedo de associação – participação ativa com outras crianças; pede emprestado e empresta os brinquedos, segue outras crianças com trens e vagões, etc., mas não existe organização ou “divisão do trabalho”;
4- Brinquedo de cooperação – o grupo de criança tem um objetivo; aparecem “lideres” e “organizadores”, e existe divisão de atividades.
O gráfico abaixo indica a mudança na frequência relativa desses grupos.
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