A importância do sono
Dormir pouco afeta crescimento infantil
Crianças que seguem os horários dos adultos e dormem pouco correm o risco de ter sérios problemas de desenvolvimento, dizem especialistas. Isso ocorre porque o hormônio do crescimento é liberado nas fases mais profundas do sono.
As horas de sono necessárias variam conforme a idade. Um recém-nascido, que está com o sistema nervoso em amadurecimento, precisa dormir até 20 horas diárias. Uma criança de três anos deve dormir 10 ou 11 horas durante a noite e tirar uma soneca no dia.
E não basta dormir o número de horas indicado. Também é preciso ir para a cama na hora certa. O ideal, segundo o neurologista Israel Roitman, do hospital Albert Einstein, é que as crianças peque nas se deitem entre as 19:30h e as 20:30h.
A criança deve dormir na mesma hora e ter seus “rituais” noturnos. A rotina ajuda a criar bons hábitos. Perto da hora de dormir, a família deve começar a apagar as luzes da casa e, se os pais forem ficar acordados, o volume da televisão deve ser baixado. Deve-se evitar atividade física antes de dormir, como brincar de luta, porque isso deixa a criança agitada.
Além dos benefícios para a saúde, colocar o filho para dormir sempre na mesma hora é importante para o desenvolvimento psicológico da criança. “É importante que a criança saiba que num momento ela vai tomar banho, por exemplo, depois por o pijama, depois jantar, depois brincar, depois escovar os dentes e depois dormir. Quando sabe o que vai acontecer depois, ela ganha segurança”, explica a coordenadora do Colégio Santo Américo, Liamara Montagner.
Cochilinho durante a tarde é bom
Além do sono que a criança tem a noite toda, um cochilo no período da tarde é bom. O problema é que as mamães sempre ficam com uma dúvida se não é sono demais ou se não vai interferir no sono à noite. Se já é comprovado que a sesta (cochilar por alguns minutinhos após o almoço) diminui riscos cardíacos nos adultos, um cochilo da criança à tarde só deve fazer bem.
Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo psicólogo Brian Crosby, Phd da Universidade da Pensilvânia. Crianças que tiram um cochilo no período da tarde são menos hiperativas, apresentam menores níveis de ansiedade e depressão.
O cochilo durante a tarde serve não apenas para repor as energias, mas melhorar o funcionamento mental das crianças.
Brian Crosby explica a importância de se incentivar que as crianças durmam no período da tarde. Não precisa ser todos os dias, mas os pais devem adicionar no período da tarde um tempo de descanso onde as crianças podem dormir se sentirem vontade.
O psicólogo afirma que cada criança tem a sua necessidade. Uma pode precisar do cochilo todos os dias e outra apenas duas vezes por semana.
Fonte: Folha de São Paulo e Guia do Bebê
One Comment